O Setor de Registro Civil (STATO CIVILE) acompanha os acontecimentos mais significativos da vida do cidadão italiano e de seus familiares. O cidadão residente na circunscrição deste Consulado Gerál deverà portanto sempre comunicar ao Consulado as modificações do proprio estado civil (casamento, separação, divorcio, nascimento de um filho). A entrega das certidões correspondentes a estes eventos deverá ser providenciada logo que o fato acontecer na forma requerida pela Lei Italiana. Os residentes no estado do Espirito Santo poderão entregar os atos diretamente ao Consulado Honorário da Itália no Espírito Santo.

TRANSCRIÇÃO NA ITÁLIA DE CERTIDÕES DE REGISTRO CIVIL

Não é portanto suficiente ter registrado cada fato (nascimento, casamento, etc.) no Brasil, declarando-o num cartorio. É PRECISO ENTREGAR OS ATOS TAMBÉM AO CONSULADO NA FORMA PREVISTA. Aperte este link DOCUMENTOS PARA REGISTRO CIVIL (NASCIMENTO, CASAMENTO, ÓBITO) para ver a forma aceita de cada ato a fim de registro na Itália.

As certidões assim recebidas pelo setor Estado Civil serão enviadas ao município italiano de origem (do antepassado) ou de última residência do proprio interessado ou de quem lhe passou a cidadania.

Filho natural 
Para Registrar uma certidão de nascimento de um filho natural (isto è, filho de uma união e não de um casamento) a certidão de nascimento deverá ser: "inteiro teor" - também chamada "verbum ad verbum" -, traduzida para o italiano com firma reconhecida. Ambos os genitores deverão estar presentes no Consulado se o filho for de menor de idade (se for maior somente o genitor que transmite a cidadania).

DIVORCIO
Confira aqui os documentos necessarios em caso de separação ou divorcio: DOCUMENTOS PARA REGISTRO DE DIVORCIO

Aconselha-se a leitura com muita atenção do conteúdo da página acima antes de nos escrever; devido ao grande volume de correio eletrônico para o setor, os pedidos de informações cuja resposta já esteja claramente presente neste site não receberão resposta.